30

Uma esperança para quem tem dor causada por herpes zoster

24 Jul 2015 por Carla Dórea Bartz em Saúde
Os médicos Sérgio e Samantha Talarico. Foto: divulgação.

Os médicos Sérgio e Samantha Talarico. Foto: divulgação.

O portal Senhoras & Senhores conversou com os dermatologistas Sérgio e Samantha Talarico sobre a neuralgia pós-herpética, o maior pesadelo de quem já teve crises de herpes zoster e também a campeã de perguntas sobre o assunto no nosso site.

E descobriu que já existe uma solução bastante eficaz para quem tem dor persistente: a toxina botulínica. Essa toxina, popularmente conhecida pelo nome comercial de botox é usada em tratamentos cosméticos e tem efeito positivo sobre a dor, chegando a curá-la.

Pai e filha responderam em conjunto as perguntas a seguir. “Este foi o tema da tese de conclusão do programa de residência de minha filha e os primeiros casos no nosso meio tratados por mim”, explicou Talarico. Ambos são membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e o Dr. Sérgio é assistente estrangeiro da Universidade de Paris e membro honorário da Sociedade de Cirurgiões Dermatológicos da Flórida.

Senhoras & Senhores – O herpes zoster é uma doença que pode deixar sequelas horríveis. Quais são elas e porque aparecem?
Sérgio e Samantha Talarico –A principal sequela é chamada de neuralgia pós-herpética. É a dor mantida após quatro meses do quadro agudo de herpes zoster. Quando ocorre a ativação do vírus, que fica “adormecido” nas terminações nervosas, o processo inflamatório gera lesões. Na tentativa de reparar estes danos, o sistema nervoso pode ser alterado, causando a dor.

SS – A dor é justamente a principal queixa dos pacientes que tiveram crises de herpes zoster. Quais são os tratamentos disponíveis? Qual é sua eficácia?
Sérgio e Samantha Talarico –A dor pode ser bastante intensa e apresentar pouca resposta aos analgésicos comuns.Existe uma série de tratamentos propostos e a resistência da dor muitas vezes nos obriga a associar medicações, entre elas anticonvulsivantes e antidepressivos.Efeitos colaterais como sonolência e desorientação podem ser limitantes e, neste cenário, recentemente, a toxina botulínica se apresenta como uma ótima opção terapêutica.

SS – Como é o tratamento da dor causada pelo herpes zoster com a toxina botulínica?
Sérgio e Samantha Talarico – Através do exame físico, delimita-se a área de dor do paciente na qual são realizados os pontos de infiltração (injeções intradérmicas) da toxina botulínica.

SS – Quem pode se beneficiar deste tratamento?
Sérgio e Samantha Talarico – Pacientes que não respondem aos tratamentos habituais são ótimos candidatos para esta modalidade terapêutica.

SS – Há quanto tempo este tratamento existe e como ele funciona?
Sérgio e Samantha Talarico –A partir do uso a toxina botulínica com finalidades estéticas observou-se sua ação também para enxaquecas e outros tipos de dores, indicando que seu efeito ia além da ação sobre a contração muscular.Apesar dos mecanismos de ação ainda não terem sido completamente elucidados, acredita-se que a toxina botulínica tenha o potencial de inibir os mediadores inflamatórios responsáveis pela manutenção do estimulo neural e, consequentemente, da dor.

SS -O efeito da toxina botulínica pode chegar ao fim? Se isto acontece a dor pode voltar?
Sérgio e Samantha Talarico –A duração do efeito da toxina botulínica varia de paciente para paciente. Na nossa experiência já acompanhamos pacientes em que o alívio foi definitivo, mas podem ser necessárias novas aplicações se a dor voltar a aparecer (recidiva) após seis meses a um ano.Nos casos em que há recidiva, em geral, observa-se intensidade inferior a dor prévia ao tratamento e em área reduzida.

SS – De quanto em quanto tempo a pessoa deve se tratar?
Sérgio e Samantha Talarico –Após a aplicação da toxina botulínica avaliamos o paciente mensalmente. A área de dor costuma apresentar diminuição muito significativa e podem ser realizadas, se necessárias, novas aplicações,até a regressão completa.

SS – Quais os resultados esperados?
Sérgio e Samantha Talarico –Nossa experiência mostra o controle da dor e consequente melhora da qualidade de vida.

SS – Idosos, com dor crônica causada por herpes zoster, podem se beneficiar deste tratamento?
Sérgio e Samantha Talarico –Certamente os idosos podem se beneficiar deste tratamento, sobretudo por ser esta a população com maior prevalência da neuralgia pós-herpética. Essa também é a população que mais sofre com os efeitos colaterais dos tratamentos habituais, o que muitas vezes impedem seu uso.

SS – Você recomenda a vacina para quem já teve herpes zoster? Ela pode ajudar quem tem dor?
Sérgio e Samantha Talarico – A vacina do herpes zoster, que recentemente chegou ao Brasil, é vacina de vírus vivo atenuado e está indicada para indivíduos acima de 60 anos que não apresentaram crises da doença. Mesmo indivíduos que já apresentaram a doença podem, com seu uso, prevenir novos surtos. Infelizmente,não oferece qualquer beneficio no tratamento da dor já instalada após a reativação do vírus.

SS -A vacina e o tratamento com a toxina botulínica podem solucionar o problema de alguma forma?
Sérgio e Samantha Talarico –A vacina certamente tem seu papel em prevenir a reativação do vírus na principal faixa etária acometida, o que ocorre por um declínio da imunidade ao vírus, comum com o avançar da idade.O tratamento com toxina botulínica aparece como opção para o tratamento da dor refratária e persistente.

SS – Onde é possível encontrar este tratamento com a toxina botulínica para o zoster?
Sérgio e Samantha Talarico –Existem diversos profissionais médicos aptos a realizar este tipo de tratamento e uma consulta médica com melhor avaliação se faz necessária a fim de determinar a melhor terapêutica indicada para cada caso.

SS – Uma recomendação final para quem tem dor causada por zoster?
Sérgio e Samantha Talarico –É importante estar sempre atento a essa possibilidade diagnóstica. O herpes zoster costuma apresentar dor antes de se notar a presença das lesões da pele. Os tratamentos antivirais devem ser iniciados o mais brevemente possível pois assim poderemos diminuir os riscos da dor neural residual. A boa notícia é que a toxina botulínica se apresenta como uma arma terapêutica que, além de segura, é bastante eficaz.

COMPARTILHE

  • 21983 Visualizações

ESCRITO POR

Carla Dórea Bartz

Jornalista, especialista na área da saúde

Perfil do Autor
COMMENTS
  1. gejolima@gmail.com'

    Geraldo José Lima Marinho

    Tenho 51 anos e não sabia da existência da herpes zoster, agora através desta matéria posso pesquisar mais sobre esse vírus e este tratamento com BOTOX,…

  2. di1a9d45@gmail.com'

    Maria Aparecida Almeida da Silva

    EU PRECISO TANTO.SEI Q TENHO MAS NUNCA FUI AO DERMATOLOGISTA SABER.

  3. erikaocv@gmail.com'

    Erika

    Eu tive… Sem sombra de dúvida foi a pior dor que eu já senti na minha vida… Muito pior que as contrações do parto…
    Eu fui tratada por um Dermatologista com uma medicação homeopática… Ela é muito mais barata e tão eficiente quanto as outras…
    Não fiquei com nenhuma sequela (já se fazem 03 anos e meio).

  4. marisabianchi@terra.com.br'

    Mariza B do Amaral

    Gostaria de saber se existe impedimento do uso do botox em neurite pos zoster em pessoas de idade (80 anos) com problema de DPOC e do coração, apesar de estar em tratamento para as duas doenças e estarem totalmente controladas com medicamentos. Obrigada

    • botnar@bol.com.br'

      Silvio

      Mariza, vc conseguiu consultar algum dermatoligista que faça esta aplicação? meu pai tem exatamente os mMariza, vc conseguiu consultar algum dermatoligista Mariza, vc conseguiu consultar algum dermatoligista Meu pai tem exatamente os mesmos problemas, voce conseguiu alguém que faça esta aplicação?

  5. sandra-danda@live.com'

    Sandra Maria frizzo

    Estou com Herpes Zoster em tratamento, mas tenho umas fisgadas na cabeça parte de trás lado direito, o lado que me deu na face, essas fisgadas é Noal, vai passar? Obrigada!

    • denise.mattos4@gmail.com'

      Denise

      Boa noite! Minha tia de 84 anos teve zoster no lado direito da cabeça e face. Ela ficou com uma sensação de estar sempre com o olho molhado, como se escorrece sempre água. Ela se queixa muito de sentir uma água escorrendo daí coloca a mão e não tem nada molhado, é só sensação. Isso tem tratamento? Qual médico procurar?Obrigada.

  6. gisselesecretaria@hotmail.com'

    Gissele Souza

    TTive a herpes ja tem uns 10 anos na parte do ombro e parte do pescço esquerdo ainda sinto muita dor minha mão fica inchada pode ser da herpes, percebi que depois que tive a herpes zoster a movimentação da minha mão e meu braço diminuiu exemplo consigo carregar 10 kg de arroz na direita mas na esquerda não consigo carregar nem meio quilo.Por favor pode me ajudar

  7. juliabaptista143@gmail.com'

    Julia Nascimento Baptista

    Passei a querer morre, o que faço para conseguir tratamento filantrópico. Tudo começou em junho 2017.

  8. Profmasingh@hotmail.com'

    Maria sparecida

    Preciso muito do tratamento. Queria o contato destes médicos.

  9. Milahanepereira@gmail.com'

    MILAHANI PEREIRA DE AZEVEDO

    Tenho 54anos e tive Herpes zorter no ano di 2016.tenho muitas dores na frontal e posterior direita da cabeça .Queria o contato do um demartolo
    gosta.EM BH.

  10. rosiana2002@hotmail.com'

    Rosiana

    Estou com herpes zoster, e a dor realmente é muito forte, mas depois de 4 dias usando antiviral essa dor intensa passou mas a minha pele queima como se eu estivesse queimada do sol a pele além de queimar fica intocável….só não sabia q tinha q procurar um dermato.

  11. cidadecelina@gmail.com'

    Celina Marinho

    Minha mãe tem 85 anos e está sofrendo dores terríveis nao consegue dormir a 5 dias

  12. solgardinalli@hotmail.com'

    Edna Ap. Momesso

    Boa tarde godtaria de saber se esse tratamente para quem ja passou dos 65 anos tem wuem faz o tratamento pelo sidtema publico ou so partuculare qual valor pois meu marido é asalariado.Eu to quase liuca d3 tantas dores desde julho fiz o tratamento com Aciclovir tomei 200 e ja estou com quaze 200 comlrimidis como amitripilina Coldex e Gabapentina o qual estou tomando agira e nao estou endo melhora as crisezes da dor .Lir favor me sjudem esfou com 67 anos.sem agradeço e deixo meu abraco

  13. jailtonfe@hotmail.com'

    jailton

    ,mjktem algum médico em Brasília que faça esse procedimento? Tenho 42 anos, não tenho cancer e nem HIV, ja quase dois anos sofro com essa dor, tomei vários medicamentos sem sucesso, fico muito grato com a ajuda. fone:61985116034

  14. taniacbarbosa@bol.com.br'

    Tânia Campos Barbosa Barbosa

    Eu estou tratando herpes zostes agora estou com neufragia herpetica o médico me passou 2 dose de vitamina b12 dexa citoneurin nff está sendo muito bom a dor diminuiu agora é só esperar e tomar a vacina daqui uns 6 meses

  15. diniznilza@gmail.com'

    nilza diniz diniz

    Meu marido ,teve herpes zoster há mais de 3 anos.Ate hoje vive louco com dor.Moro no Rio de Janeiro,onde posso fazer o tratamento.????Nilza

    • claudinhosouza972@gmail.com'

      Cláudio Souza

      Bom dia!
      Ele melhorou a dor?
      Se Sim, qual medicamento foi utilizado?
      Estou no tratamento e gostaria de saber o melhor remédio pra dor.
      Obg

  16. izagimenes@terra.com.br'

    Iza Gimenes

    Estou há 20 dias com essa dor infernal já tomei 2 cx de Aciclovir 400 g 2 comp 4x/dia…tudo pra dor…e nada…já estou desesperada podem né passar no Rio de janeiro quem devo procurar para esse tratamento correto para o alívio das dores?
    Grata
    Iza

  17. niltommarangom@gmail.com'

    Nilton n m

    Tenho 60 anos estou tomando aciclovir as bolhas estão cicatrizam do mais agora me apareceu uma forte dor vem do nada e também vai do nada, uma queimação que começa num lugar e cai correndo onde tive a herpes zóster, e normal?

  18. Marifaria2012@hotmail.com'

    WMariangela

    Bom dia meu nome é mariangela, minha mãe ainda está se recuperando da herpes, mas está com dores e amortecimentos nos pés e nas mãos. Ela tem 87anos e tamb fas tratamento dos rins e não pode tomar qualquer remédio. Poderia me ajudar com a sua especialidade. Obrigada

  19. lionacysso@gmail.com'

    Liona

    Tenho 65 anos e ha 40 dias sinto essa dor maldita. Alguem sabe dizer se em Natal faz esse tratamento c botox? Duas coisas q falaram ahi é verdade: doi msis q a dor de parto e só da vontade de morrer.

Deixe um comentário