0

Demografia e envelhecimento vistos com lupa

18 Nov 2014 por Redação em Livros

Organizado pela pesquisadora Ana Amélia Camarano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o livro Novo Regime Demográfico: Uma Nova Relação entre População e Desenvolvimento Econômico?, é mais do que a reunião de 21 artigos de 25 especialistas sobre a dinâmica populacional dos próximos anos. Analisa com lupa os desafios do envelhecimento no mundo e particularmente no Brasil.

A publicação relaciona demografia com previdência, meio ambiente, saúde, participação feminina e de idosos no mercado de trabalho, mortalidade, arranjos familiares, crescimento econômico, distribuição de renda, homicídios. E mostra que a população brasileira está entrando num novo regime demográfico, caracterizado pela redução da natalidade e pelo superenvelhecimento. Um fenômeno que há décadas atinge diversas nações do mundo desenvolvido e que já chegou por aqui: por volta de 2015, a população brasileira começará a diminuir e ficará cada vez mais velha.

Dividido em cinco partes– 1.Como o pensamento econômico tem considerado a dinâmica da população, 2. A dinâmica da população brasileira e de suas famílias: perspectivas futuras, 3.  A população brasileira e seus movimentos ao longo do século XX, 4.Impactos da dinâmica demográfica no plano macrossocial e 5. Impactos da dinâmica demográfica nas demandas de políticas setoriais, o trabalho busca auxiliar na elaboração de políticas publicas que possam garantir um envelhecimento mais sadio.

Os pesquisadores discutem questões demográficas que afetam o crescimento da economia nacional e propõem a necessidade de estudar e acompanhar a dinâmica da população. O estudo cruza dados econômicos e sociais e apresenta resultados sobre a atividade populacional de acordo com sexo, idade, grupos de renda e a relação com fatores influenciadores deste movimento, como a violência e as mudanças climáticas.

Chama atenção os capítulos relativos ao meio ambiente que, na contramão do que se poderia imaginar, tende a melhorar com o envelhecimento populacional.

Esse foi o eixo da reportagem Envelhecimento da população poupa o planeta, publicado pelo jornal O Globo (18/11/2014), que já destacamos aqui. A matéria se baseia no artigo do pesquisador Camillo de Moraes Bassi (capítulo 9). Ele aponta que os hábitos alimentares das pessoas mais velhas – em especial o de reduzir o consumo de carnes – auxilia no reequilíbrio da natureza.

Mas não dá para ser de todo otimista no que diz respeito à questão ambiental. De acordo com José Féres (capítulo 10), o caos climático, com frequentes variações entre frio e calor extremos, tem contribuído no aumento da mortalidade da população idosa. O pesquisador presenta um exemplo específico para o para o Brasil: mostra que nos meses em que a temperatura média ficou abaixo de 15 graus centígrados observou-se um aumento de cinco mortes por 100 mil habitantes em relação aos meses nos quais a temperatura média situava-se na faixa entre 21 e 24 graus. Já nos meses com temperatura média acima de 28 graus, o aumento foi de duas mortes por 100 mil habitantes dessa faixa etária.

Entre as novidades apresentadas no livro, há dados que mostram que a atividade das mulheres no mercado de trabalho aumentou até 2008, mas, de lá para cá, decaiu. Um dos motivos desse movimento decrescente seria a necessidade das mulheres, em idade produtiva, de dar atenção às crianças e aos membros mais velhos da família. E questiona: com a redução e o envelhecimento da população, cuidar de crianças e idosos com doenças incapacitantes continuará sendo apenas responsabilidade da família? Como a mulher poderá combinar carreira e maternidade para garantir a oferta de força de trabalho e a reposição da população?

A íntegra do Novo Regime Demográfico: Uma Nova Relação entre População e Desenvolvimento Econômico?está disponível no site do Ipea. Clique aqui e faça o download.

 

COMPARTILHE

  • 1112 Visualizações

ESCRITO POR

Redação

Perfil do Autor

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.