1

Perdeu o emprego? Se aposentou? Que tal virar empresário?

01 Sep 2015 por Miriam Cecilia Lopes de Divitiis em Aposentadoria

De acordo com uma pesquisa mundial da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP),o Brasil se destaca com a maior taxa de empreendedorismo. Quase oito pontos percentuais à frente da China, o segundo colocado, à frente do G20 e de nossos parceiros no BRIC.

Três em cada dez brasileiros adultos, entre 18 e 64 anos, possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Metade desses empreendedores abriu seus negócios há menos de três anos e meio.

Ainda de acordo com a pesquisa, ter o próprio negócio é o terceiro maior sonho do brasileiro, atrás de comprar a casa própria e viajar pelo país. O número de pessoas que almejam se tornar o seu próprio chefe é de 31%, praticamente o dobro das que desejam fazer carreira numa empresa (16%).

O setor que mais atrai novos empreendedores é o comércio.

Mas, por que empreender? A maioria dos brasileiros empreendem em busca de ascensão social. Há aqueles que querem mudar o mundo e os que são praticamente forçados a empreender ao se deparar com uma grande oportunidade.

Há ainda os casos onde uma situação de desemprego, associada ao recebimento de uma indenização substanciosa, levam ao empreendedorismo. Como também, a aposentadoria retira do mercado de trabalho pessoas com muita disposição, conhecimento e recursos financeiros.

Mas como saber se “ser dono do meu próprio negócio” faz parte da minha genética? Teste se você tem os pré-requisitos para empreender, respondendo as perguntas abaixo:

  • Você sabe lidar bem com orçamento e fluxo de caixa?
  • Você está preparado para não ter horário fixo e aceitar que qualquer falta de dedicação implica diretamente no seu ganho?
  • Você tem afinidade com o produto ou serviço com que escolheu trabalhar?
  • Você consegue manter uma reserva de caixa enquanto seu negócio não dá lucro?

Se você respondeu sim a todas as perguntas você é um candidato a empreender. É claro que existem inúmeras outras perguntas e variáveis, como ambiente econômico, investimento, etc. Os negócios envolvem pessoas e relacionamentos, o que aumenta muito a complexidade de algumas decisões que precisam ser tomadas.

No próximo post, ainda no tema “empreender”, abordaremos um modelo de negócio que tem atraído muitos brasileiros: as franquias e micro franquias.

“Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem”. (Maquiavel)

Fontes: www.exame.abril.com.br/pme e www.sebrae.com.br

COMPARTILHE

  • 1036 Visualizações

ESCRITO POR

Miriam Cecilia Lopes de Divitiis

Miriam Cecilia Lopes De Divitiis DE DIVITIIS - Sociedade de Advogados www.divitiis.adv.br 55 11 5573-9555

Perfil do Autor
COMMENTS

Deixe um comentário