3

Curaçao – um pedacinho da Holanda no Caribe

21 Jul 2015 por Fernanda Souza em Turismo

mapaCuraçao é uma pequena Ilha no Caribe, pertencente às Antilhas Holandesas, muito próxima da Venezuela e Aruba ( 25 minutos de vôo)

Curaçao surpreende pela beleza das praias, com o mar passando do azul translúcido, ou turquesa, ou transparente ou maravilhoso. Por causa dessas águas cristalinas, é o destino ideal para quem pratica mergulho ou snorkeling.

Kenepa

Kenepa

Ponte Flutuante

Ponte Flutuante

Porto Mari

Porto Mari

A capital da Ilha, Willemstad tem dois lados ou “ bandas” que são – Punda e Otrobanda.
Punda e Otrobanda são ligadas por uma ponte móvel, que se abre,  quando alguma embarcação deseja passar pelo canal de Santa Ana.

Punda é a região comercial, onde há muitas lojas de perfumes, museus, restaurantes típicos com cozinha caribenha misturada à gastronomia da Indonésia, a Sinagoga de Mikvé Israel-Emanuel, a mais antiga das Américas em operação contínua. O curioso da sinagoga é o chão de areia, que evoca os judeus errantes no Egito.

Diferente de Aruba, sua vizinha, Curaçao é uma ilha mais econômica.

Os preços são ótimos e livres de impostos. Hotéis de diversas categorias estão distribuídos por toda a Ilha. Para conhecer Curaçao, alugue um carro ou contrate serviços de taxi/transfers.  As praias maravilhosas estão longe, não há hotelaria por perto, são preservadas pelo governo (paga-se uma taxa de preservação para usufruir), mas vale muito, muito à pena.

Sabe a famosa bebida ”Curaçao Blue”? O nome é em referencia à cor das águas.  As praias são pequenas e vale levar sua aguinha e um lanchinho: muitas são alcançadas por trilhas.

A maioria das praias fica na região norte da ilha e as mais conhecidas são:  Grandi,que esta a 40km do centro e é pública (não há cobrança de taxas). Temos a Cas Abao que fica a uns 35 km do centro e a entrada custa entre U$ 6 a 7 por carro), e a Porto Mari que é uma das mais lindas e esta a 30Km do centro com custo aprox. de U$2,5 por pessoa. Mais informações em www.curacao.com/pt

Porto Mari

Porto Mari

Vista do centro

Vista do centro

Hotel Reinaissance

Hotel Reinaissance

Na maioria das praias existem bares, restaurantes, equipamento de mergulho (máscara e snorkel, etc) .
Agora, se a pedida é uma praia “agitada” o lugar é a praia do Seaquarium, que fica ao sul e mais próxima do centro. Mas acredite se quiser!!!!.. é uma praia artificial.

Outra ótima notícia é que as Ilhas ABC (Aruba, Bonaire e Curaçao) não fazem parte das rotas dos furacões. Ou seja: é uma viagem que pode ser feita em qualquer época do ano. Não existem vôos diretos do Brasil. Todos tem conexão em algum local, tipo Panamá, Bogotá, etc. Não é necessário visto, mas recomenda-se tomar a vacina de febre amarela até 11 dias antes do embarque. Pode-se fazer a dupla Aruba / Curaçao ou Bonaire na mesma viagem. As taxas de embarque de Curaçao na volta são cobradas localmente e não aceitam cartão de credito, então leve um dinheirinho (aproximadamente U$ 32 por pessoa)

Os habitantes de Curaçao falam vários idiomas: holandês, espanhol, inglês. Mas, o mais legal é o papiamento, que é uma língua crioula local, que parece a mistura de vários idiomas. Ouvindo eles falarem, lembra muito o nosso português, mas com um toque infantil. Muito gostoso de ouvir. Bom Bini por exemplo, é “bem vindo”. Con ta bai? – Como vai ?, Mi ta bon. Então ta. Tá bom pra mim também..
Boa viagem, sempre….

COMPARTILHE

  • 2848 Visualizações

ESCRITO POR

Fernanda Souza

Consultora de turismo Tel: 011 97454-8517 e-mail: fernanda.souza1709@uol.com.br Skype: fernanda.souza1709

Perfil do Autor
COMMENTS
  1. orestescneves@hotmail.com'

    orestes

    Não é só a natureza de Curaçao que é interessante. Tem uma rica história, também! va le a pena conhecer!!!

    • Fernanda Souza

      Ola Orestes bom dia

      Você tem razão, há muita historia para contar, para quem tem interesse tem um pouco resumido neste site http://www.curacao.com/pt. E Vamos Viajar que isso é uma das melhores coisas da vida. Obrigada por participar… beijão

  2. marinamisiara@gmail.com'

    Marina Brito

    Muito lindo esse destino! Deu vontade de aprender mais sobre a história do lugar. Você conhece algo sobre o passado de Curaçao?

Deixe um comentário